quarta-feira, 25 de julho de 2007

cancer

Caranguejo é a natureza infantil da Alma com seu sentir à flor da pele. Por ser assim tão exposto precisa da carapaça, da casa, da família, da mãe, do lugar protector onde possa revisitar suas lembranças, e entrar em contacto com os seus sentimentos. Isso é realmente necessário, pois as emoções do canceriano além de sufocar e paralisar, inebriam os sentidos e o conduzem como um fluxo irresistível à fantasia. O canceriano antes de mais nada, tem que aprender a se defender do seu próprio inconsciente, pois sua natureza lunar o torna vulnerável às marés de suas emoções. Assim como a lua tem quatro fases, o canceriano tem frequentes e imprevisíveis variações de humor. Num momento são delicados e encantadoramente expansivos e em outro são melancólicos, introvertidos, e distantes. Às vezes parecem possuir a força de um gigante e outras exibem a fraqueza de uma criança.
Esotericamente, Câncer representa a Luz Astral, a grande matriz, a natureza fecunda alimentadora do universo. É a vaca sagrada da Índia de cujas tetas jorram o leite que dá forma ao imenso oceano primordial, por isso lhe é associada a cor branca. Em seu símbolo temos a composição de dois sinais, um como reflexo do outro. É a expressão do axioma hermético: “o que está em cima é como o que está embaixo”. É o espelho em que tudo se reflecte, a substância plástica onde tudo se imprime, repercutindo os ecos e as imagens de todas as coisas. Por esta razão, o canceriano tem a alma do poeta que vislumbra os véus das imagens, lendo os significados ocultos do tempo e do espaço. Ele às vezes escapa da gravidade e se ausenta das situações como se fosse uma pluma que o vento leva com facilidade. Essa leveza o deixa preceptivo às situações, podendo assim captar os símbolos como se fossem gotas de chuva encrespando as águas de um lago.
É por ser assim de natureza sensível que se caracteriza como um signo passivo, de imaginação e grande memória, associado à água mãe, aos processos de concepção, gestação, nutrição e maternidade. A grande receptividade as impressões externas o torna muito impressionável e psíquico. Isso o deixa por um lado, tenaz e sensitivo, mas por outro lado, muito influenciável pelos que o rodeiam. A passividade pode ser sua grande inimiga, tornando-o preguiçoso e indolente, inibindo por demais suas iniciativas e sua coragem.
Na eterna busca da segurança interior, procura conservar suas emoções e sentimentos para que lhe sirvam de auto-alimento e referenciais. A carapaça do caranguejo representa as marcas da vida, as lembranças guardadas não só para não repetir os erros, mas para ter uma nova consciência das experiências vividas.
Viver para o canceriano é como briga de caranguejo, quando um ataca, o outro recua, e quando um recua, o outro ataca. Está sempre a procura de uma solução cuidadosa, evitando riscos e perigos. Assim alcança suas metas lenta e pacientemente. Sua principal preocupação é o bem-estar da família. Seu sonho dourado é uma casinha à beira de um lago, um ordenado seguro, boa alimentação e uma poupança para o futuro.
A dificuldade em lidar com o presente, a timidez em se expor, a insegurança em ir a luta da própria vida e afirmar-se num mundo cada vez mais hostil e perigoso, exige dele constante defesa, e prontidão alerta para a hora certa de recuar diante dos desafios. Por isso o canceriano passa metade da vida crescendo com um passo para a frente e dois para trás... até que, em cada ato de retorno consegue construir sua morada interna, seus referenciais próprios de segurança, para que possa se encontrar em meio à escuridão dos turbilhões emocionais consequentes do confronto com a realidade. A partir de então a criança crescida se torna a Grande Mãe capaz de gerar seu próprio equilíbrio entre os fluxos das marés da Alma, podendo assim viver a grande entrega: abrir seu coração sem medo para poder dar o melhor de si, sua capacidade protectora e nutridora, sua empatia com o sentimento alheio, que é quando pode contribuir muito para o crescimento dos que o cercam.

Sem comentários: